Publicidade Continue a leitura a seguir

Agrupamentos de Escolas de Grândola e Tondela participam na Sessão Inaugural da 9ª Edição do Media Lab “Falando da Europa”

Publicidade Continue a leitura a seguir

© Media Lab

Duas turmas dos Agrupamentos de Escolas de Grândola e de Tondela marcaram presença, a 16 de dezembro de 2020,  na sessão inaugural da 9ª edição do workshop Media Lab “Falando da Europa”, que, desde 2012, conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Parlamento Europeu em Portugal, através do Espaço Público Europeu – Espaço Europa. 

Pela primeira vez em 9 anos, o workshop realizou-se num formato 100% online, reunindo os participantes via Zoom para uma tarde de aprendizagem e debate, com os estudantes da Escola Secundária António Inácio da Cruz (Grândola) a participar a partir das suas casas, enquanto os colegas da Escola Secundária de Molelos (Tondela) assistiram e trabalharam em direto da escola. Assim, o que começou por ser uma imposição da pandemia transformou-se numa oportunidade única de reunir jovens de diferentes pontos do país, colocando-os a discutir temáticas atuais como a Desinformação  e o Empreendedorismo – abordado por Rita Tenreiro, oradora convidada desta sessão.

© Media Lab

© Media Lab

Foi precisamente com o primeiro tema que se deu início à sessão, através de uma formação do Media Lab dedicada à informação e à escrita jornalística, na qual foram abordados temas como desinformação e fake news, assim como a importância de saber procurar e selecionar a “boa” informação que permite a tomada de decisões informadas. 

De seguida, os participantes foram divididos por três redações – rádio, vídeo e online – nas quais criaram diferentes produtos noticiosos com base em notícias reais do DN, JN e TSF sobre temáticas  europeias. A atividade permitiu que os participantes se colocassem no papel de jornalistas, investigando, adaptando e reescrevendo notícias, tendo em conta as especificidades dos diferentes formatos jornalísticos.

Finalmente, a embaixadora da #EUandMe, e oradora convidada, Rita Tenreiro, falou com os estudantes sobre o tema da sessão – “Empreendedorismo”. A co-criadora do projeto Argilla Wines partilhou com os jovens o que implica entrar no mercado europeu e de que forma as vantagens de fazer parte da União Europeia são fundamentais para ajudar os produtores agrícolas portugueses a entrar na competitividade do mercado. 

© Media Lab

Para Rita, o papel da União Europeia é sobretudo o de capacitar os empreendedores a pôr projetos em prática: “Hoje em dia há todo um conjunto de ferramentas e um contexto muito propício a que nós, independentemente do sítio de onde viemos e de onde estamos, consigamos implementar e concretizar ideias.” A oradora falou da Política Agrícola Comum e do Programa de Desenvolvimento Rural como exemplos concretos deste “apoio europeu”, destacando o papel deste último no seu percurso pessoal, já que, apesar de ter crescido em Lisboa, decidiu mudar-se para o interior de Portugal para trabalhar na expansão da sua empresa.

Para finalizar o workshop, os alunos tiveram a possibilidade de entrevistar a convidada e deixar as suas dúvidas esclarecidas em relação ao tema. “Quais os maiores desafios colocados a um empreendedor em Portugal?” e “De que forma são usadas as redes sociais na Argilla Wines?” foram algumas das questões colocadas pelos estudantes.

Em tom de despedida e de desafio, Rita Tenreiro aproveitou para reforçar a ideia de que o empreendedorismo é uma ferramenta que podemos “despertar” em nós: “(O empreendedorismo) é algo que é inerente a qualquer ser humano mas, como qualquer talento, tem de ser trabalhado, apurado e incentivado… e por isso é que existem espaços como este, abertos à discussão do tema.”

O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática, para uma participação cívica ativa. Saiba como participar no site do projeto.