Alunos da Escola do Cerco vivenciam jornalismo com o Media Lab JN / TSF

Alunos da Escola do Cerco vivenciam jornalismo com o Media Lab JN / TSF

Quão desafiante e produtiva pode ser a experiência de ser jornalista por um dia quando ainda se é criança? Os alunos do 5° E da Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto tiveram essa experiência na manhã da última sexta-feira, 26 de março, com o Media Lab JN. 

Aprender a interpretar uma notícia com a didática jornalística – a mesma que é ensinada nas Universidades e praticada nas redações -, era o objetivo, e foi cumprido.

Ao longo das 5 semanas que antecederam este dia, e com o apoio da professora Cristina Cunha, da sua equipa de docentes, e de formadores do Media Lab JN, os alunos aprenderam os conceitos básicos do jornalismo, como redigir uma notícia com os modelos de escrita do “lead” e da “pirâmide invertida”, identificar o autor e as fontes da peça, as diferentes secções do jornal e perceber as condições para um acontecimento se tornar notícia.

Passada a parte teórica, todos na turma sentiram na pele o que é ser jornalista: reescreveram, por palavras suas, textos publicados no JN e gravaram a sua leitura para um noticiário radiofónico – TSF. 

Para Daniel, um dos alunos que participou no workshop, ser jornalista “é muito difícil” mas, ainda assim tem a sua diversão: “A parte mais engraçada é gravar e ouvir os colegas gravarem e, se calhar, errar algumas palavras, mas depois conseguir dizer”. 

Para Núria, o constrangimento de gravar em frente aos colegas foi grande, mas o entusiasmo também: “Foi fixe, com muita vergonha, mas estou muito ansiosa para ver como vai ficar”. 

A atividade também contou com a atenção fora dos ecrãs: os jovens tiveram a experiência – talvez quase única para esta geração – de folhear várias edições impressas do Jornal de Notícias ao longo de mais de um mês.

Todas as sexta-feiras o JN é entregue na escola para permitir aos alunos – participantes na Literacia para os Média / Domínios de Integração Curricular – o acesso à informação e possibilitar uma programação diferente que agregue a literacia mediática.

Para além da dinâmica do Media Lab promover a atenção gramatical à escrita, leitura e interpretação de texto, os workshops promovem a consciência da importância de estar bem informado, de uma leitura crítica que permita alertar para textos de desinformação ou fake news e de valorizar o papel do jornalismo.

Há 10 anos que o projeto visa trazer novas formas de ensinar jovens e crianças a perceberem o jornalismo como uma ferramenta democrática e educadora na sociedade, que potencia a participação cívica plena. Sabe mais no site do projeto.

 

Texto: Media Lab JN

Data de publicação: 04 de abril de 2022