É já no próximo dia 18 de setembro que são conhecidos os vencedores do programa “Apps for Good”. A final realiza-se no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Como o nome indica, esta competição envolve tecnologia e desafia alunos e professores do 5.º ao 12.º ano para, em equipa e durante um ano letivo, criarem aplicações para smartphone ou tablets que sejam diferenciadoras e transformadoras, no âmbito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Entre as finalistas há soluções tecnológicas em diferentes áreas, como “Saúde de Qualidade”, “Educação de Qualidade”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” ou “Proteger a Vida Terrestre”, entre outras.
Por exemplo, a “Solution4Blind”, desenvolvida na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, é uma bengala inteligente para apoiar pessoas invisuais e facilitar a vida quotidiana.
A “Financial Wealth”, apresentada pela Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, em Santarém, ensina finanças domésticas através da gestão de custos e de um jogo que simula a vida real.
A Escola Básica Júlio Brandão, também em Famalicão, desenvolveu a app Alojador, que recorre a inteligência artificial para que os estudantes universitários em Portugal encontrem alojamento.
Podes conhecer todos os projetos finalistas aqui.
“Nos últimos 10 anos, o Apps for Good envolveu 28.411 alunos, 1856 professores, 694 escolas e 165 especialistas”, segundo um comunicado sobre a iniciativa. Além disso, “82% dos professores envolvidos neste programa refere ter desenvolvido novos métodos de ensino e melhorado as suas competências técnicas”.
O programa “Apps for Good” é desenvolvido em Portugal pelo CDI – Center of Digital Inclusion (uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital) em parceria com o Ministério da Educação.
As escolas interessadas em participar na 11.ª edição durante o ano letivo 2024/2025 podem fazer a inscrição através do formulário disponível online.
Texto: Sandra Alves