Nas Lagoas de Bertiandos, em São Pedro de Arcos, Ponte de Lima, vivem centenas de espécies de animais, algumas ameaçadas de extinção.
Um bom pretexto para desafiares a tua família para um passeio. Durante séculos utilizados nas práticas agrícolas, os terrenos das lagoas foram reconhecidos pelo sua biodiversidade e classificados como Reserva Ecológica Nacional e incluídos na Rede Natura 2000.
Ao todo, são 346 hectares ao longo de vales, floresta e cursos de água, alimentando o teu imaginário e histórias para partilhares quando regressares à escola ou no próximo encontro de família.
Poderás observar centenas de espécies de peixes, mamíferos, répteis e anfíbios, com destaque para a rã ibérica, símbolo do parque. Só precisas de estar atento.
No verão e em épocas mais secas, ficam apenas as duas lagoas, mas no inverno as águas sobem e alagam até alguns dos trilhos pedestres.
O local é ideal para ver, na prática, algumas matérias aprendidas nas aulas, sendo certo que nem te vais lembrar do telemóvel ou do tablet, a não ser que te esqueças da máquina fotográfica e tenhas os gadgets como aliados para o tão desejado clique.
Sara Oliveira