“A Animar é a grande festa da curta-metragem”. Inês Moreira descreve sucintamente o projeto que já vai na 17.ª edição e que se realiza em Vila do Conde. A responsável pelo serviço educativo do Curtas, organizadora do evento, lembra que a programação é vasta: exposições, cinema, ateliês e animação – para toda a família e para todas as idades.
A exposição permanente pode ser visitada na Solar – Galeria de Arte Cinemática e pretende mostrar o trabalho de sete artistas. Cada sala, percorridas ao longo da visita, é representativa de um filme. É possível encontrar “materiais e objetos utilizados na banda sonora e adereços, interagir com o próprio filme e até entrar numa outra realidade”.
Inês Moreira revela que uma das salas conta com uma máquina de fumo e luzes, “que parece um túnel”, uma experiência sensorial que vai deixar todos encantados. A ideia é convidar as famílias a aliar uma sessão cinemática à visita da exposição permanente, para ficar a conhecer os “bastidores” de um filme. “Lá há sempre a componente de aprender o que acontece atrás das câmaras.”
Ao longo dos três meses da “festa da curta-metragem”, há ainda oficinas e ateliês, que irão também passar pelo Auditório Municipal de Vila do Conde e por várias escolas. A Animar 17 começou no passado dia 5 de março e irá estender-se até junho. “A abertura excedeu as expectativas” porque “as famílias já procuram reatar o que perderam nos tempos pandémicos”, conta a responsável.
Todos os programas são acompanhados de fichas pedagógicas porque, mais do que levar cinema aos mais novos e às famílias, “o objetivo é que haja uma reflexão sobre o próprio cinema”. Há sessões destinadas a crianças a partir dos três anos de idade, em pareceria com a Zero em Comportamento. Também é possível encontrar filmes com categorias entre os seis anos e mais de 14 anos.
A exposição permanente está aberta de segunda-feira a sábado, das 14 horas às 18 horas. Toda a programação pode ser consultada no site do Curtas e nas redes sociais, sempre atualizadas com todas as novidades. A exposição permanente é gratuita e os preços de oficinas e workshops serão anunciados oportunamente pela organização.
Animar 17
Até 6 de junho. Exposição gratuita
Vila do Conde
Texto: Sara Sofia Gonçalves