As engenhocas de madeira do avô Carlos

As engenhocas de madeira do avô Carlos

Um carro com rodas quadradas e que anda à sua maneira. E anda bem. Uma catapulta que atira bolas para bem longe. A distâncias impensáveis à primeira vista. Um pêndulo um pouco estranho e que tem potencialidades acima da média. É preciso ver para crer. Um rola-rola com as suas particulares e façanhas. E que é preciso ver ao vivo e a cores como se movimenta. Tudo isto e muito mais para ver em Aveiro.

“As carolices do avô Carlos” é uma exposição com engenhocas, gruas, alavancas, construções fora da caixa feitas em madeira pelas mãos do avô Carlos, e que está patente na Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro até ao fim do ano, pelo menos. Uma mistura feliz entre engenharia, arte, ciência, com algumas surpresas pelo meio. As engenhocas, avise-se desde já, têm o dom de desafiar as leis da física. O que parece impossível de funcionar, funciona mesmo.

E agora a pergunta que se impõe. Quem é o avô Carlos? Carlos Marques Andrade, natural de Ovar, professor reformado, deu aulas de eletricidade e mecânica. Desde pequeno, um curioso por peças com fios, canalizações, engenhos e objetos, sempre a espreitar para tentar entender como a ciência pula e avança. Estudou na Escola Industrial, passou para o ensino, aposentou-se em 1996. Desde então, passou a dedicar grande parte do seu tempo à idealização e criação de projetos científicos, à construção de objetos com recurso, sempre que possível, a materiais simples e reutilizáveis. “Faz as coisas por amor, por gosto” é o seu lema que diz muito de si e da forma de estar na vida.

A exposição, com batismo à maneira, destina-se a um público com mais de cinco anos. Crianças dos cinco aos 12 devem ir acompanhadas por um adulto. De resto, é apreciar e aprender o que saiu da carolice do avô Carlos.

***

As carolices do avô Carlos
Quando: De terça a sexta-feira das 10 às 17 horas;
sábados, domingos e feriados das 10 às 18 horas
Preço: A partir de 5,50 euros. Gratuito até aos 2 anos
Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, n.º 1A
Até ao final do ano

Texto: Sara Dias Oliveira
Foto: DR