Não há números exatos, mas os especialistas acreditam que mil milhões de animais tenham morrido nos fogos que afetam na Austrália. Fica a conhecê-los.
Desde setembro do ano passado que os incêndios não dão tréguas na Austrália. Em dezembro, por exemplo, as temperaturas andaram acima dos 40 °C. Os bombeiros têm feito o que podem para salvar toda a gente, mas 28 pessoas já perderam a vida.
E há também as vítimas do mundo animal. Selvagens ou de quinta. Ou porque ficaram queimadas, ou porque os incêndios destruíram o seu habitat. Eis algumas das espécies mais afetadas.
Coalas
Têm um ar meigo e são um dos principais símbolos australianos. Segundo a ministra do Ambiente daquele país, Sussan Ley, oito mil coalas morreram, principalmente na região de Nova Gales do Sul, onde têm ocorrido os incêndios maiores. A situação é tão grave que algumas associações alertaram para a possibilidade de os coalas entrarem na lista de espécies em perigo em partes da Austrália.
Cangurus
Provavelmente já os conheces. Costumam aparecer nos desenhos animados e são conhecidos por terem bolsas onde transportam as crias. Os cangurus são nativos da Austrália e desde que começaram os incêndios têm sido uma das espécies que mais preocupa a associação Warriors for Wildlife, que resgata e trata animais selvagens. Centenas de cangurus foram filmados a tentar fugir das chamas na região de Monaro. Para que não lhes falte comida, as autoridades australianas decidiram atirar, a partir de helicópteros, mais de uma tonelada de batata-doce e de cenoura.
Camelos
Normalmente vivem em zonas onde os humanos não interferem. Mas os incêndios levaram, nos últimos dias, milhares de camelos a fugirem para as cidades em busca de água. Contudo, tratando-se de animais habituados a viver em ambientes selvagens, podem ser uma ameaça para as pessoas. Por isso, para manter a segurança dos habitantes de comunidades aborígenes, o governo decidiu o abate, a partir de helicópteros, de cerca de 10 mil camelos selvagens.
Periquitos
Como sabes, quando há incêndios muito grandes as colunas de fumo ascendem e são visíveis mesmo a longas distâncias. Foi o que aconteceu com os fogos na Austrália, em que uma nuvem de fumo já atingiu os seis mil metros de altitude. Apesar de conseguirem voar, muitos pássaros, como os periquitos, morreram devido ao fumo tóxico.
Ovelhas
Segundo os especialistas, estima-se que tenham morrido na Ilha de Kangaroo, que fica no sul da Austrália, mais de 32 mil animais. A maior parte ovelhas.
Marsupial
O rato marsupial é outro dos habitantes da Ilha de Kangoroo. Antes dos incêndios, esta era uma espécie que já pertencia à lista das dez mais ameaçadas. Agora, devido à falta de alimento, corre perigo de extinção.
Texto: Célia Soares