O IndieJúnior Allianz regressa ao Porto a 28 de janeiro de 2020 e já se conhecem alguns filmes que constam da programação.
“Viagem” é o tema da quarta edição do festival de cinema infanto-juvenil, que vai dar destaque ao realizador Norman McLaren (1914-1987). Foi um dos mais importantes animadores escoceses, que teve a maioria de seus trabalhos patrocinada pela “Secretaria Nacional de Cinema do Canadá”.
Ficou conhecido pela técnica de fazer animação diretamente na película, onde riscava e desenhava as suas personagens e universos, destaca a organização do festival sobre este realizador vencedor de um Oscar de melhor curta-metragem de animação, em 1953. Dizia ele: “a maneira como o desenho mexe é mais importante do que o objeto que mexe em si”.
O IndieJúnior vai exibir sete curtas de animação de Norman McLaren na secção “Próxima Paragem: Canadá”, a 1 de fevereiro, na Casa das Artes.
Outra secção que também já está definida é “O Meu Primeiro Filme”. Três convidados foram desafiados a revelar o filme que mais marcou o seu crescimento. Beatriz Gosta, v-logger e rapper, escolheu “O Clube dos Poetas Mortos”; António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, elegeu “E.T. O Extraterrestre”; e Regina Pessoa, realizadora, indicou “Quimera do Ouro”.
Os convidados estarão presentes nos dias da exibição dos filmes, na Casa das Artes, a 30 de janeiro; 2 de fevereiro e 1 de fevereiro, respetivamente.
Para as quatro sessões de cinema anunciadas já decorre a venda antecipada de bilhetes com desconto de 35% de desconto: o bilhete individual custa 2,50 euros. A partir de janeiro, passam a custar 4 euros.
O IndieJúnior Allianz Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto promete seis dias de viagem pelo universo do cinema que vai muito além dos filmes, com oficinas, debates e atividades paralelas para as famílias e escolas – até ao início de novembro havia mais de quatro mil alunos já inscritos!
As iniciativas decorrem no Teatro Rivoli, Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Casa das Artes e Reitoria da Universidade do Porto.
Bilhetes e mais informações no site do IndieJúnior.
Texto: Sandra Alves