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Bebé Charlie, o boneco com Síndrome de Down

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A cadeia de lojas australiana Kmart lançou nesta semana o Bebé Charlie, um boneco com Síndrome de Down. Este é mais um avanço para vivermos num mundo inclusivo, onde a diversidade é representada no seu todo e em todo o lado – até nas brincadeiras.

O brinquedo está à venda por dez euros, nas lojas físicas e também no site da marca, e é descrito como tendo a capacidade de encorajar a “ser empático e carinhoso”, ou seja, a identificarmo-nos com os outros e com as diferenças de cada um.

O lançamento acompanha uma linha inclusiva que a empresa tem procurado seguir, contando já com bonecos com deficiências visuais ou auditivas, bonecos em cadeiras de rodas ou de muletas e até um boneco com uma prótese na perna.

A anterior edição de bonecas com diversas deficiências foi chamada de “bonecos inclusivos” e foi o primeiro passo da Kmart nesta área da representação da diversidade. Os brinquedos estão à venda no site da empresa com a promessa de serem uma “refrescante mudança das bonecas tradicionais”, com preços que variam entre os quatro e os oito euros.

 

O que é Síndrome de Down?

 

Síndrome de Down é uma condição genética, também chamada de Trissomia 21, que afeta pessoas com uma deformação no código genético. As nossas células são constituídas por pares de cromossomas. Os portadores de Síndrome de Down diferenciam-se por terem um cromossoma extra nas suas células, o que pode afetar o desenvolvimento físico e cerebral.

 

Outras marcas seguem os passos da diversidade

 

Esta não é a primeira iniciativa do género para criação de brinquedos que representem a diversidade humana. No início do ano, a Barbie lançou bonecos inclusivos, que representam desde pessoas com doenças de pele a pessoas com próteses. O lançamento é a continuação da linha Fashionistas da Barbie, uma linha que conta já com mais de 170 modelos, onde é pretendido representar diferenças na cor da pele, no formato do corpo, no tipo de cabelo, entre muitas outras caraterísticas que distinguem cada um de nós.

Desde o aparecimento da Barbie, em 1959, a imagem do brinquedo tem evoluído bastante, tendo passado do primeiro modelo magro, alto e loiro para uma variedade sem-fim de bonecos e bonecas.

E nem só de representação visual se faz a inclusão. Muitas marcas têm também trabalhado para tornar os seus brinquedos mais acessíveis a pessoas com algum tipo de deficiência. Em agosto, a Lego lançou os Braille Bricks, uns blocos de Lego onde estão inscritos números e letras do alfabeto braille (o alfabeto utilizado por pessoas com deficiência visual). A pensar nas pessoas cegas ou com deficiências visuais, a empresa pretendeu tornar os seus famosos brinquedos para construções mais fáceis de identificar em forma, tamanho e cor com a ajuda da identificação em braille no topo de cada peça.

Iniciativas como estas ajudam a retirar o discurso da diversidade do papel e a levá-lo para as prateleiras, para que todos possamos ter mais conhecimento e contacto com as diferenças de cada um.

 

Texto: Sara Sofia Gonçalves