A Câmara Municipal de Gaia volta a promover a Bolsa Ricardo Quaresma, um prémio financiado pelo município, com o objetivo de fomentar o sucesso escolar dos jovens aliado à prática de exercício físico.
O futebolista Ricardo Quaresma dá nome e cara ao prémio onde se pretende homenagear os jovens gaienses que tenham “empenho e bons resultados” nos estudos e no desporto. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do município de Gaia, justificou, no lançamento da iniciativa, a escolha do avançado português como sendo um dos campeões da Europa em 2016 e um dos maiores exemplos de sucesso para muitos jovens.
“Passar a mensagem de que vale a pena praticar desporto, independentemente da modalidade” é um dos grandes objetivos da ação, esclarece o autarca, que ressalta ainda que a bolsa elucida sobre a “diversidade de modalidades que se praticam no concelho”.
À semelhança dos anos anteriores, esta edição disponibiliza 15 bolsas de mérito com o valor total de 500 euros cada uma. A edição de 2019 contou com mais de meia centena de candidaturas, de diversas modalidades desportivas, como natação, boccia e karaté.
As inscrições estão abertas de 15 de dezembro a 3 de janeiro e a plataforma para submissão da candidatura será divulgada no site oficial da Câmara Municipal de Gaia. Para estarem elegíveis a candidatar-se, os jovens devem ter entre 12 e 14 anos, serem residentes em Gaia há pelo menos dois anos, estar inscritos num estabelecimento público de ensino do município, ter tido aproveitamento escolar nos últimos dois anos com média igual ou superior a 60% e estar inscritos numa modalidade de desporto escolar, com participação em competição e que tenha obtido classificação não inferior ao quinto lugar.
Texto: Sara Sofia Gonçalves
Foto: Álvaro Isidoro / Global Imagens