O calendário escolar do próximo ano letivo já é conhecido. Assim, as aulas arrancam entre 12 e 16 de setembro na generalidade das escolas públicas, desde a educação pré-escolar aos ensinos básico e secundário.
Caso a organização escolar seja feita por trimestres, o primeiro período termina a 17 de dezembro. O segundo período vai de 6 de janeiro a 4 de abril de 2025 e o terceiro começa a 22 de abril, terminando a 6 de junho para os 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, a 13 no caso dos 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos e a 27 do mesmo mês na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.
Nas escolas que funcionam com o sistema de semestres, devem ser cumpridos, pelo menos, o número de dias fixado no calendário indicado.
No caso dos estabelecimentos particulares de ensino especial dependentes de cooperativas e associações de pais que tenham acordo com o Ministério da Educação, o primeiro período tem início entre 2 e 6 de setembro e decorre até 31 de dezembro e o segundo entre 3 de janeiro e 27 de junho de 2025.
Pela primeira vez, o calendário escolar foi determinado para ser aplicado durante quatro anos, “com o objetivo de garantir condições de previsibilidade às escolas e às famílias”, segundo explica o Ministério da Educação.
Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves
Foto: Leonel de Castro/Global Imagens