Publicidade Continue a leitura a seguir

Cientistas acreditam ter descoberto nova espécie de baleia

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um grupo de cientistas crê que descobriu uma nova espécie de baleia, numa expedição pela costa do México, nas ilhas de San Benito. A exploração ocorreu no mês passado, coordenada pela associação Sea Shepherd Conservation Society, mas só agora foi possível perceber que as evidências fotográficas e sonoras recolhidas no local correspondem a uma possível nova espécie desse mamífero marinho.

A excursão científica ocorreu a 160 quilómetros das ilhas San Benito e tinha como objetivo estudar uma espécie rara de baleia-de-bico. Os exploradores captaram fotografias e recolheram os sinais de ecolocalização emitidos pelos animais e em posterior análise, no laboratório, perceberam que os três mamíferos avistados não pertencem a nenhuma espécie atualmente identificada.

Os cientistas acreditam que os animais detetados deverão pesar cerca de uma tonelada e habitar o planeta há tanto tempo quanto os humanos. O que chamou a atenção dos exploradores foi as presas dos animais estarem numa posição diferente do habitual para as baleias-de-bico e de os sinais sonoros emitidos serem diferentes de todos os registados até agora.

Para oficializar a descoberta, os cientistas aguardam a análise das amostras de água recolhidas no local, que poderão conter células da pele dos mamíferos, com as quais será possível confirmar se esta é efetivamente uma novidade para a ciência marinha. Ainda não há nome para a provável nova espécie, mas, a confirmar-se o que os cientistas preveem, será uma das maiores descobertas marinhas dos últimos anos.

 

Texto: Sara Sofia Gonçalves