Cientistas acreditam ter encontrado maior dinossauro de sempre

Cientistas acreditam ter encontrado maior dinossauro de sempre

Um fóssil, encontrado na Argentina, pertence ao que se estima ser o maior dinossauro alguma vez descoberto. O achado ocorreu no sudoeste do país em 2012, mas as escavações só tiveram início três anos depois. Os ossos, encontrados numa rocha no Vale do Rio Neuquén, datam de há 98 milhões de anos.

Foram desenterrados, até agora, vértebras e parte da cauda e da bacia, não estando ainda o esqueleto completo. As escavações continuam e os cientistas afirmam que quando o fémur for encontrado, por ser o osso usado para prever a dimensão total de um corpo, será possível confirmar as suspeitas de se tratar do maior dinossauro alguma vez encontrado.

Apesar de a espécie não estar ainda identificada, os restos pertencerão a um dinossauro da família dos saurópodes, animais gigantes, herbívoros e com cauda e pescoço compridos.

Os estudos acerca desta amostra levam os cientistas a afirmar que o novo achado poderá ser entre 10 e 20% maior do que o, considerado até à data, maior dinossauro de sempre, o Patagotitan mayoran. O atual recordista media 40 metros e pesava 70 toneladas.

 

Texto: Sara Sofia Gonçalves
Foto: JOSE LUIS CARBALLIDO / CTyS-UNLaM / AFP