Como fazer um filme? Três, dois, um. Ação!

Como fazer um filme? Três, dois, um. Ação!

Um filme tem história, emoções, aventuras, paisagens, cenários. Tem também um guião, personagens boas ou más, diálogos e silêncios, câmaras, luzes, e uma equipa à prova de bala. Como nasce um filme? O que se faz para que a magia da Sétima Arte aconteça diante dos nossos olhos? Quais os passos a dar? A cadeira de realizador pode ser tua.

Katrijn Lont é cineasta, é holandesa, vive em Portugal, percebe da arte e orienta uma oficina dedicada ao cinema, todo o processo do início ao fim, para quem tem entre seis e 14 anos e muita curiosidade em aprender o que acontece nos bastidores de uma obra cinematográfica. Todas as quintas-feiras, até ao final do ano, na Junta de Freguesia de Esmoriz.

Espreitar e descobrir os belos mistérios do cinema, meter as mãos na massa, aprender a linguagem audiovisual e suas interações. Katrijn explica tudo a quem tem vontade de ser cineasta durante três meses. Desde logo, a criação do argumento, como surge a história e como se adapta ao cinema. A planificação do que vai ser feito, tintim por tintim. As etapas das filmagens, passo a passo. Como e onde colocar a câmara. O que filmar, os melhores ângulos, as melhores perspetivas. A iluminação e os cortes que decidem o que entra e o que sai. Como editar. Os meandros da produção. A interpretação. Tudo o que interessa. A oficina termina com a apresentação de uma curta-metragem, em dezembro, realizada do início ao fim por quem participa nesta aventura. A ideia é partilhar o filme com amigos, familiares e público, numa sessão de cinema.

Esta atividade insere-se na programação M.I.A – Mediação Interativa Artística para Crianças, Jovens e Famílias, promovida pela Imaginar do Gigante, estrutura de criação de serviços artísticos e culturais, com apoio da Junta de Esmoriz e da Câmara de Ovar.

A M.I.A. tem três espetáculos na agenda com entrada livre. “O Pequeno País dos Frutos”, teatro de objetos, a 19 de outubro, no auditório da Junta de Esmoriz, às 16 horas. A 16 de novembro, no mesmo local e horário, há dança e teatro em “Ver Odisseia para Chegar a Ítaca”. A 21 de dezembro, no mesmo espaço e também às 16 horas, há teatro com coisas dentro no espetáculo “Duas Casas”.

Oficina de Cinema
Crianças e jovens dos seis aos 14 anos
Participação gratuita
Todas as quintas-feiras, de outubro a dezembro, das 18 às 19.30 horas
Auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz – imaginardogigante@gmail.com – 962317717

Texto: Sara Dias Oliveira