Como Yo-Yo Ma fez a música abraçar a Ucrânia num concerto

Como Yo-Yo Ma fez a música abraçar a Ucrânia num concerto

Já deves saber que o mundo assistiu, de forma surpreendente neste início de 2022, ao começo de uma nova guerra: a Ucrânia foi invadida por tropas da Rússia, por ordem do presidente Vladimir Putin.

O TAG já te explicou tudo o que precisas de saber para entender melhor o conflito e até, se desejares, descobrires como podes ajudar o povo ucraniano. E também, porque vem muito a propósito, o que é afinal a NATO e qual o seu papel neste conflito.

Em tempos de crise há sempre um lado igualmente tocante e uma incrível empatia global: podes lembrar-te do início da pandemia, quando em todo o planeta se desenhavam arco-íris ou batiam palmas para agradecer o esforço de todo o pessoal médico e auxiliar na luta contra a covid-19.

Agora, multiplicam-se também os apoios, as correntes de ajuda, de força, os tributos ao povo ucraniano. Um dos últimos veio de Yo-Yo Ma: aquele que é já considerado, por muitos, como o maior violoncelista de todos os tempos.

O músico, nascido em França e de origem chinesa, deu um concerto em Washington, nos EUA, neste início de março, e surpreendeu o público ao começar o espetáculo com uma incrível versão do hino da Ucrânia.

Segundo vários meios norte-americanos, o espetáculo era dedicado totalmente ao compositor Beethoven, mas começou com esta exceção, em nome da força que a música poderia passar como mensagem para todo o mundo.

O público ficou primeiro em silêncio, arrebatado, e depois reagiu com uma enorme ovação. O momento foi publicado por várias pessoas no Twitter e no YouTube e podes espreitar uma das muitas partilhas, aqui: