Publicidade Continue a leitura a seguir

Concurso desafia-te a saber mais sobre o 25 de Abril na tua terra

Publicidade Continue a leitura a seguir

A 25 de Abril de 1974 pôs fim à ditadura e abriu portas à democracia em Portugal. E é por ocasião dos 50 anos deste importante acontecimento que jovens dos 10 aos 19 anos são desafiados a recordar como foi a Revolução dos Cravos na sua terra.

Esta é já a 4.ª edição do concurso “História Militar e Juventude” e podes concorrer individualmente, em pares ou com a tua turma, em formato escrito ou audiovisual. Os trabalhos devem ser originais, através de reportagens, recriações ou entrevistas com testemunhos. Pretende-se que  retratem “o essencial do dia 25 de Abril de 1974, seja através da vivência da população ou das ações desenvolvidas pelos protagonistas”, segundo um comunicado da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

E uma das novidades é que os participantes terão de fazer uma publicação para as redes sociais Instagram, Tik Tok e Facebook, com um resumo do trabalho.

O prazo de entrega termina a 19 de maio de 2024.

O concurso é promovido pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM) e Associação de Professores de História (APH), em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, e tem o apoio do Plano Nacional de Leitura 2027, Associação dos Municípios Portugueses, Associação 25 de Abril e Liga dos Combatentes.

Apesar de os 50 anos do 25 de Abril se assinalarem em 2024, as comemorações já decorrem desde 2022 e vão prolongar-se até 2026, ano em que se cumprem os 50 anos da aprovação da Constituição.

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves