Amália foi uma grande cantora de fado, que atuou nos quatro cantos do mundo e foi aplaudida de pé, desde os Estados Unidos ao Japão, da Alemanha à Austrália, por pessoas que a ouviam e que se emocionavam mesmo sem entenderem português.
Começou a cantar ainda pequena no bairro de Alcântara, em Lisboa, e tornou-se “a voz de Portugal”. Além da música, também fez teatro, cinema e escreveu poemas.
Isto e muito mais há para descobrir e conhecer no livro “Amália, Já sei quem és”, que é uma biografia escrita para os mais novos pela também fadista Carminho.
“É uma alegria poder dar a conhecer Amália aos mais pequenos e convidá-los a seguirmos juntos nesta admiração pela grande voz portuguesa”, diz Carminho sobre a obra, que é também o primeiro livro da sua autoria.
A história é contada em sextilhas, “uma das formas poéticas usadas no fado tradicional”, explica a fadista de 35 anos. As ilustrações das 40 páginas são de Tiago Albuquerque. O livro tem edição da Nuvem de Letras e custa 12,90 euros.
Amália morreu em 1999, mas este ano assinala-se o centenário do seu nascimento com diversas iniciativas. Esta biografia infantil é uma delas.
Podes ainda saber mais sobre Amália no Museu do Fado.
Texto: Sandra Alves