Conheces o Prémio Mário Soares? É sobre cidadania europeia

Conheces o Prémio Mário Soares? É sobre cidadania europeia

Já se encontram a decorrer as candidaturas para a segunda edição do Prémio Mário Soares.

Se tens um trabalho que seja sobre cidadania europeia de que te orgulhas, podes candidatar-te e ganhar uma viagem à Bélgica! Este prémio de âmbito nacional destina-se a premiar alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário (até 18 anos) pelos trabalhos apresentados no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ou de outras disciplinas e que valorizem aspetos da Cidadania Europeia – apenas devem refletir um sentimento de pertença dos cidadãos à União Europeia e aos seus valores.

Quais as condições para participar?

1. Há várias tipologias para os trabalhos a concurso e que podem ser submetidos na plataforma digital – poderão ser trabalhos escritos (a submeter em formato PDF) ou trabalhos em suporte multimédia (a submeter em formato de vídeo).

2. Podem ser trabalhos individuais ou coletivos (mínimo de 3 e máximo de 5 alunos).

3. Cada concorrente ou grupo de concorrentes apenas poderá apresentar um trabalho redigido ou falado em Língua Portuguesa.

4. A apreciação dos trabalhos pelo júri atenderá à originalidade e à qualidade dos trabalhos, à natureza das fontes, bem como à metodologia do seu tratamento e às capacidades expositivas dos autores.

5. Serão admitidas candidaturas até 31 de maio de 2022.

Qual é o prémio?

O Prémio Mário Soares é uma visita ao Parlamento Europeu, sendo que os concorrentes premiados beneficiam de uma viagem e estadia por duas noites em Bruxelas. Serão distinguidos os três melhores trabalhos do 3.° Ciclo do Ensino Básico e os três melhores trabalhos do Ensino Secundário, sejam individuais ou coletivos.

O regulamento encontra-se disponível para consulta em www.premiomariosoares.eu

Texto: Maria José Pimentel
Foto: Ronald Wittek/EPA