Ora aqui está uma banda bem original. Tem 11 elementos todos diferentes, mas com características e gostos comuns: são jovens e adultos com autismo, pertencem à APPDA- Lisboa (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e do Autismo) e gostam imenso de música. Juntaram-se, já têm músicas e este ano saiu um documentário sobre eles.
O grupo começou em 2002 como um quarteto, mais virado para o rock e até para o jazz, depois, chegaram mais membros e foi ficando famoso. Ganhou um nome definitivo em 2019 – The Ziguais – e até já tinha tournée marcada em 2020, mas tudo foi cancelado devido à pandemia. Fez-se então um documentário – o primeiro sobre autismo em Portugal – que aborda o autismo e quer mostrar ao grande público “este autismo que é invisível”. O documentário foi apresentado no passado dia 2 de abril na Fundação Oriente, em Lisboa.
O autismo (PEA – Perturbação do Espetro do Autismo) não é uma doença, antes, uma perturbação de desenvolvimento neurológico da pessoa e que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento, sendo geralmente identificada entre os 12 e 24 meses de idade.
A “queda” para a música juntou então as estrelas do The Zigais, que, com a ajuda do professor de música Rui Pais, estão aí para mostrarem o que valem e sensibilizar os outros para o autismo e para a aceitação de todos tal como eles são.
“Este grupo de pessoas gosta de participar, sentem-se bem porque sentem que têm voz. Estamos a trabalhar a autoestima, evidentemente, e isso é bom para eles”, explicou o professor Rui Pais. “The Ziguais faz sentido, no sentido em que somos desiguais. O ser diferente é importante na sociedade, aceitar os outros como são e isso é também uma aprendizagem que as pessoas têm de fazer”, rematou.
Inês Neto, diretora pedagógica da APPDA- Lisboa, aposta tudo neste projeto musical que tem um fim terapêutico e serve para a divulgação do trabalho da associação e para alertar a sociedade para o respeito pela diferença. “É muito interessante vê-los na banda e fora da banda. O comportamento muda completamente, sobretudo em palco, com plateia, eles transformam-se completamente e é muito interessante ver o impacto que a banda The Ziguais tem na vida destas pessoas”, testemunhou ela, acrescentando que ” cada um (membro) tem um papel muito bem definido, todos sabem o que fazer, o que cada um gosta e sabem interagir entre eles”. A banda “dá-lhes um palco onde eles se sentem capazes e onde sentem que o seu desempenho é reconhecido, e que às vezes noutras áreas da vida não sentem esse reconhecimento”.
Entra no site da APPDA para conheceres melhor estas estrelas e todo o projeto.
Canção “ Blue do comilão”
Trailer do documentário
Texto: Maria José Pimentel