Samaira Mehta. Fixa este nome, porque vais ouvir falar muito dela. É que, aos 11 anos, esta criança norte-americana já é dona da sua própria empresa, despertou a atenção da Google e Microsoft e é notícia em todo o mundo.
Com apenas pouco mais de uma década de vida, ela já criou um jogo que até é usado em escolas: o genial CoderBunnyz.
Tratam-se de jogos de tabuleiro muito giros, que ensinam as crianças a codificar. Custam cerca de 35 euros, podem ser comprados online através do site e já foram vendidas milhares de unidades.
A aventura começou quando a Samaira tinha apenas 6 anos e aprendeu a codificar com o pai, engenheiro de profissão. Aos 7 anos, ela inventou o jogo de tabuleiro CoderBunnyz, para ensinar codificação a crianças dos 4 aos 10 anos. Demorou um ano a concluir este projeto, com o seu irmão Aadit.
Como se isto não bastasse, aos 9 anos, também com o irmão, inventou o CoderMindz, o primeiro jogo de tabuleiro que ensina conceitos de inteligência artificial e que também já é um sucesso.
Entretanto, abriu a sua empresa, falou em palestras, foi entrevistada para jornais e revistas e recebeu uma carta de Michelle Obama, a ex primeira-dama dos Estados Unidos. Há até quem diga que já tem emprego garantido na Google, quando for mais velha.
E quanto ao nome original? Nada mais simples: combina a sua paixão por codificação, programação e jogos de tabuleiro com o seu animal favorito: o coelho (“bunny”).