Publicidade Continue a leitura a seguir

Crianças do Colégio Nossa Srª da Paz celebram Dia Mundial da Rádio com o Media Lab JN na Rádio TSF

Publicidade Continue a leitura a seguir

Na passada segunda-feira, 13 de fevereiro, o Colégio Nossa Senhora da Paz participou numa sessão extraordinária do Media Lab JN com a Rádio TSF, em comemoração do Dia Mundial da Rádio. 

Oito turmas do 1º ao 4º ano visitaram a redação e os estúdios da Rádio TSF, no Porto, onde gravaram os seus próprios noticiários radiofónicos. Ao longo de todo o dia, as mais de 100 crianças do 1º ciclo puderam celebrar a importância do jornalismo radiofónico, em conjunto com os profissionais desta rádio noticiosa histórica, pioneira em Portugal.

Em cada sessão, os alunos do Colégio começaram por receber uma formação sobre a profissão do jornalista e a importância de estarmos bem informados. Os petizes do 3º e 4º ano foram ainda mais longe, e ficaram a saber um pouco mais sobre a estrutura da notícia, como texto jornalístico.

Em seguida, numa atividade prática, desceram até aos estúdios da TSF. O objetivo de cada criança era simples, mas desafiante: ler, em voz alta, uma ou duas frases, em frente ao microfone da TSF, como um verdadeiro jornalista de rádio. 

Para tornar a experiência ainda mais especial, os estudantes foram recebidos nos estúdios pelos profissionais da rádio, que os acompanharam ao longo da experiência de gravação de notícias.

No fim de cada sessão de gravações, o entusiasmo das crianças era perceptível ao longe. Animados, riam e contavam aos colegas sobre as próprias experiências. “Gostei muito de falar para a rádio. Aprendi que 2023 é o ano chinês do coelho.”, disse um aluno do primeiro ano. 

A impressão das professoras não foi diferente: “Correu muito, muito, muito bem. O feedback que tenho das minhas colegas é que os seus alunos vinham muito felizes. Muito obrigada!”, contou a professora Cláudia, docente do segundo ano.

O Media Lab tem mais de uma década de existência, educando para a literacia mediática e para uma cidadania plena e ativa desde 2010. Saiba como participar no site do projeto.

 

 

Texto: Beatriz Palmieri e Mariana Amorim

Data de publicação: 21 de fevereiro de 2023