Piza é uma daquelas refeições que agrada aos miúdos e aos mais crescidos por ser prática de fazer e diversificada. Dependendo dos ingredientes que escolhemos, tanto pode ser uma versão mais simples, com fiambre e queijo, de atum, ou até vegetariana com milho e cogumelos, por exemplo. As opções são ao gosto de cada um. E logo na preparação pode ser uma atividade feita a várias mãos, permitindo aos pequenos chefs lá de casa porem literalmente as mão s na massa. Esta torna-se ainda mais divertida por ser feita na frigideira, que tem de ser antiaderente, para a massa não agarrar e ficar bem crocante. A receita é da Pumpkin, site parceiro do TAG.
Preparação
Massa
1. Dissolve o fermento num pouco de água morna. Mistura a farinha e o fermento.
2. Junta metade da água lentamente. Adiciona o sal à outra metade de água e junta à massa.
3. Amassa cerca de 10 a 12 minutos, até formar uma massa compacta – se usares uma batedeira é até quando se soltar da taça.
4. Separa a massa em bolas, coloca num prato com espaço, cobre com um pano e deixa levedar em temperatura ambiente ou ligeiramente aquecida (próximo de um forno quente ou aquecedor) até duplicarem de tamanho (cerca de 30 minutos).
Molho
5. Numa caçarola aquece o azeite com o alho e a cebola picados. Junta o tomate picado, o sal, a folha de louro e o anis estrelado.
6. Deixa apurar até reduzir o volume e ficar mais espesso.
7. Retira a folha de louro e o anis estrelado e com uma varinha mágica tritura o molho até ficar homogéneo.
Piza
8. Pincela uma frigideira antiaderente com azeite, só para ficar untado.
9. Põe uma bola de massa esticada com o lume alto e deixa cozinhar 3 a 4 minutos.
10. Quando ficar dourada e crocante por baixo, volta à massa e reduz o lume para o mínimo.
11. Coloca o molho de tomate sobre a massa e os ingredientes de que mais gostas.
12. Cobre com queijo mozzarella e uma pitada de orégãos e deixa cozer até o lado de baixo ficar crocante e o queijo ficar derretido.
Ingredientes
Texto: Sandra Alves
Queres mais sugestões Quente e Frio? Podes ver aqui.