Nunca é de mais lembrar-te: nem tudo o que está na loja da Apple ou da Google Play Store, seja à venda ou para download gratuito, é necessariamente legítimo e seguro.
As empresas bem se esforçam para vigiar e impedir as fraudes, aplicações falsas e ‘malware’ (software que visa roubar dados), mas às vezes há uns que escapam.
Esta semana, em todo o Mundo, uma aplicação de Android falsa, que fingia ser uma atualização do WhatsApp, foi descarregada mais de um milhão de vezes na Play Store, até ser descoberto o problema. A “Atualização do WhatsApp Messenger” parecia idêntica a uma atualização como as que costumas fazer- até a imagem parecia legítima. Claro que a app já foi removida.
Qual é o objetivo destas apps falsas? Exibir anúncios ou até roubar os teus dados e informações pessoais. Há registos de milhares de casos!
O TAG pesquisou e deixta-te algumas dicas para identificar aplicações falsas
Verifica a empresa
Se tens dúvidas, verifica e pesquisa o nome da empresa, ou vê se há um site oficial e visita-o.
Confirma a data
É normal as apps terem atualizações constantes, mas é raro terem sido acabadas de inventar. Acontece, mas é um possível sinal de alerta.
Procura as etiquetas
Aquelas que dizem “Escolha do Editor”, ou “Empresa Top”. Tendo essas etiquetas, provavelmente não serão falsas.
Lê comentários
Mas tem atenção que também têm sido apanhados comentários falsos! No entanto, uma app falsa terá quase sempre zero ou poucas críticas. Por isso, uma com centenas em princípio é mais segura…
Lê em inglês
Pode ser difícil, por ser em inglês, mas tenta perceber se o inglês da descrição original parece verdadeiro ou estranho, ou se tem erros flagrantes.
Lê as permissões
Têm de ser coerentes. Se te pede para aceder a informação, registos e coisas do género, quando estás a baixar um jogo, não é muito bom!
Evita descontos
As aplicações que prometem descontos normalmente não são fiáveis.
Mantém-te na Google Play e App Store
Como ficou provado, deixam escapar algumas apps falsas, mas outras lojas são um risco muito maior
Usa aplicações de segurança
É uma questão de pesquisar as melhores, mas, claro, seguindo os cuidados anteriores! E, na dúvida, consulta sempre os teus pais!