Máquinas, engenhos e desenhos ajudam-te a perceber como era a cabeça de um génio, que na viragem do Século XV para XVI projetou máquinas voadoras e armas de guerra.
A exposição itinerante, “Leonardo Da Vinci – As Invenções do Génio”, aterrou na Alfândega do Porto e fica à beira Douro até 31 de julho. E, como vais poder ver, foi muito mais do que o pintor da “Mona Lisa”, o emblemático retrato de uma mulher que está exposto no museu do Louvre, em Paris, a capital de França.
Vão estar à vista de todos, na Alfândega do Porto, “64 réplicas de máquinas e engenhos, bem como representações de obras, desenhos e outros protótipos visionários inventados por Leonardo da Vinci e que hoje nos parecem vulgares, como o helicóptero, o tanque de guerra ou o paraquedas”, explicou a organização da exposição, que tem como comissário, uma espécie de tutor, o arquiteto Eduardo Souto Moura, ele também um homem de rasgo e de riscos premiados.
“A exposição será um percurso sobre a vida e obra de um dos maiores génios da inovação, da criatividade, da ciência e da tecnologia de todos os tempos, desenvolvida por áreas temáticas diferenciadas como o Renascimento, as Máquinas de Voo, a Pintura, os Estudos da Hidráulica, da Engenharia Militar e do Urbanismo, entre outros”, acrescenta o comunicado.