Espaços fechados, grandes concentrações de pessoas, ambientes frios: se puderes, evita tudo isto para não ficares doente nesta altura do ano, em que as temperaturas são de bater o dente de tão baixas. E não te esqueças de ter as vacinas em dia.
O inverno está quase a chegar, é já no próximo dia 21 que substitui o outono, e com ele podem chegar uma série de doenças que aborrecem e estragam os teus dias de aulas, férias ou fim de semana. Se às vezes é impossível prever quando aparecem, o certo é que podes fazer muito para tentar que infeções e outros problemas de saúde se afastem o mais possível de ti.
Frio e escolas, os inimigos
Não é por acaso que é nesta altura do ano que os problemas de saúde ocorrem com mais frequência. E que as crianças são as mais afetadas. “No inverno há mais incidência de infeções virais devido às condições climatéricas pelo facto de as temperaturas serem mais baixas”, explica o médico pediatra Lopes Santos. “Mas não só. O regresso às escolas e infantários [depois das férias de Natal], onde existe maior concentração de crianças, ajuda a que essas infeções se propaguem com mais facilidade.” Ou seja, a combinação de tempo mais frio e do contacto frequente entre os mais novos é meio caminho andado para que a má notícia de uma doença provocada por um vírus possa chegar mais depressa.
Menos defesas, mais doenças
Mas, afinal, por que razão as crianças têm assim tanta tendência a ficarem com as defesas do organismo mais em baixo? A justificação é simples e não constitui razão para alarme. Palavras do também médico pediatra Caldas Afonso, que é presidente do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN): “Quem tem quatro anos, ou menos, possui o sistema imunológico ainda não totalmente desenvolvido, logo as possibilidades de contrair uma doença aguda são maiores.” Acima dos quatro anos, “o sistema está mais constituído e o corpo mais propenso a defender-se.”
Cuidado com os centros comerciais
Para evitar complicações, o ideal é pedires aos teus pais que não te levem a centros comerciais enquanto o tempo não ficar mais simpático. É verdade que pode ser difícil evitar as tentações que por lá se encontram, mas há uma razão para sítios como esses serem dos mais complicados para a saúde em dias de frio e chuva. “Tudo o que sejam locais fechados com grande concentração de pessoas são focos onde as crianças podem ficar mais vulneráveis. Porque a transmissão de doenças é muito mais fácil nesse tipo de ambientes”, descreve Lopes Santos. E não se pode esquecer um pormenor muito importante, como diz Caldas Afonso: “Convém sempre, também, ter as vacinas em dia”. Para bem da tua saúde.
Texto: Pedro Emanuel Santos