Publicidade Continue a leitura a seguir

Diogo Piçarra leva poesia de Fernando Pessoa às escolas

Publicidade Continue a leitura a seguir

Nove Escolas de Oeiras e os milhares de alunos que as frequentam estão a receber o projeto “Diogo Piçarra em Pessoa”, que leva o famoso cantor e a poesia às salas de aula, e o TAG conta-te tudo.


Esta iniciativa a pensar no poeta Fernando Pessoa resulta do trabalho desenvolvido por Diogo Piçarra em parceria com uma empresa, a Betweien, que cria projetos educativos inovadores.
No fundo, trata-se de uma aposta para dar a conhecer este enorme poeta nacional e os seus heterónimos*, pensada e criada pelo jovem cantor.

“Diogo Piçarra em Pessoa” destina-se a alunos do 7º ao 12º ano e inclui a edição de um livro, a exibição de uma peça de teatro e a adaptação musical de poemas. Os alunos são ainda convidados a participar num desafio de realização de poemas e um espectáculo final, a realizar no dia 11 de junho, com todos os participantes, no Parque dos Poetas, em Oeiras.

O arranque foi no dia 9 de abril nas escolas secundárias Castelo Branco, José Augusto Lucas e Amélia Rey Colaço.

No dia 16 de abril “Diogo Piçarra em Pessoa” vai estar na EB2/3 com Secundária Aquilino Ribeiro (9.15h), Escola Secundária Luís de Freitas Branco (11.15h) e Escola Secundária Quinta do Marquês (14.30h).

No dia seguinte, é a vez da Escola Básica Sophia de Mello Breyner (9.15h), a EB 2/3 Conde de Oeiras (11.15h) e a Escola Básica de S. Bruno (14.30h).

*Heterónimos – Nome e personagem inventados por um autor para assinar obras com estilos literários diferentes. Por exemplo, Fernando Pessoa criou dezenas de heterónimos, sendo os mais famosos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)