Quem nunca se sentiu mal interpretado ou não integrado? Seja pela roupa escolhida, pela maneira de pensar, por alguma característica, acontece a todos, é uma experiência universal sentires desconforto por não “encaixares” num grupo, sendo certo que a procura por um lugar no mundo pode ser algo difícil e desafiante. Mas, e se ser diferente for bom? Magnífico, até?
É de uma forma animadora e positiva que o escritor Rob Biddulph convida os leitores de todas as idades a olharem para estas questões. Para isso, o premiado autor escreveu e ilustrou “Um cão singular” e “Gigante”: duas histórias inspiradoras que vão derreter corações e incentivar a mais do que abraçar as diferenças, a sentir orgulho delas.
Os livros já estão disponíveis e, através da escrita em rima, linguagem simples e ilustrações impactantes, incentivam à reflexão sobre o que significa ser diferente e promovem a autoestima, confiança e empatia das crianças. Estas são excelentes opções para ler em família e para promover o bem-estar dos mais novos.
Um cão singular
Por um lado, é quase impossível resistir à história de “Um cão singular”, que te leva a conhecer um simpático e colorido cachorro que parte em busca de um lugar onde não sinta que os seus gostos e forma de ser são diferentes dos restantes habitantes.
O livro chegou no final do ano às livrarias portuguesas e nele o cão percebe quando consegue ser igual à multidão que, afinal, não é assim tão mau destacarmo-nos…
Gigante
Já em “Gigante”, conheces uma pequena baleia com um enorme coração que vai ensinar que para ser forte e fazer a diferença não é preciso ser grandalhão.
Esta é uma poderosa história de pequenas barbatanas e grandes corações que ensina os leitores de todas as idades que as características físicas não são impedimento para alcançar sonhos, já que o importante é o interior, a bondade e a força de vontade.
O autor, Rob Biddulph, além de escritor é uma espécie de youtuber: é o homem por trás de #DrawWithRob, o canal de YouTube onde podes aprender a desenhar e que se tornou um sucesso mundial durante a pandemia, com mais de 30 milhões de visualizações.
A 21 de maio de 2020, ultrapassou o recorde do Guinness com uma aula de arte online assistida por 45.611 pessoas. Biddulph foi também o ilustrador oficial do World Book Day Illustrator 2019, 2020 e 2021. É ilustrador de diversos livros infantis e “Peanut Jones” foi a sua estreia na autoria para o público juvenil.
Texto: Patrícia Naves