Cordão Humano
Se moras perto de Matosinhos ou do Porto, fica a saber que um conjunto de cidadãos portugueses e ucranianos está a organizar um Cordão Humano em homenagem às vítimas inocentes da guerra na Ucrânia, território que está a ser atacado pela Rússia, um país vizinho.
Este é mais um gesto simbólico de solidariedade, pela paz e contra a guerra que vai decorrer no dia 26 de março (sábado), com início às 15 horas. O que é desejável é que este Cordão Humano tenha tantos participantes que se se estenda por todo o passeio marítimo, desde o Paredão da Praia de Matosinhos até à Foz (e se assim for, atravessará os concelhos do Porto e Matosinhos). Portanto, é preciso dar a mão e aparecer para que este Cordão Humano tenha impacto!
O evento, promovido em conjunto com a comunidade ucraniana que vive no norte do país, também está a ser divulgado nas escolas e nas comunidades educativas envolventes desta região.
+380 – Concerto pela Ucrânia
No dia 29 de março, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, realiza-se um Concerto pela Ucrânia, às 19 horas. Será uma ponte cultural com o Centro Cultural de Lviv, na Ucrânia, transformado agora num posto de operações de logística e ajuda humanitária devido à guerra. Unem-se assim simbolicamente os dois centros culturais, o português e o ucraniano. O espetáculo terá transmissão em direto, via streaming, para Lviv.
Este concerto integra-se na campanha da Fundação do CCB de recolha de bens para a Ucrânia que decorre entre 26 e 30 de março.
Só falta acrescentar que os músicos portugueses convidados cantarão em duo e que as receitas deste concerto reverterão a favor da Cruz Vermelha Portuguesa para angariação de fundos.
Texto: Maria José Pimentel
Foto: Samuel Corum / AFP