Este bolo rei é diferente do tradicional também porque leva farinha integral, com maior valor nutritivo. Além disso, em vez de levar frutas cristalizadas, carregadas de açúcar e que tantas crianças (e adultos) não apreciam, leva frutas secas e frutas frescas.
Finalmente, como usa fermento para bolos, não é necessário esperar que levede como os bolos reis tradicionais, que leva fermento de pão. Assim, em 5 minutos podem ter o bolo rei pronto a ir para o forno.
Preparação
Antes de mais, pede ajuda a um adulto.
Pré-aqueçam o forno a 180ºC. Juntem numa tigela a farinha misturada com o fermento, o açúcar, os iogurtes, a manteiga derretida, a raspa de laranja e limão, o vinho do Porto, a canela, o sal e se gostarem, as passas ou frutas cristalizadas.
Podem misturar com uma colher ou com as mãos, ou pode também usar uma batedeira com o misturador para massas.
Transfiram a massa para um tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal e formem uma argola arredondada com a massa, com aproximadamente de 3 cms de altura e deixando um buraco no meio com uns 7 cms de diâmetro.
Decorem com as frutas secas e pincelem com ovo batido. Se gostarem de frutas cristalizadas, disponham sobre a massa.
Levem ao forno durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar bem dourado e cozido – espetem um palito no meio para verificar a cozedura (se sair seco está pronto).
Se começar a ficar muito escuro mas ainda não estiver cozido, cubram com um pedaço de papel alumínio e deixem no forno até estar todo cozido.
Decorem a gosto com frutas frescas e açúcar em pó.
Ingredientes
Queres mais sugestões Quente e Frio? Podes ver aqui.