Tudo o que a Pixar faz é normalmente bem conseguido e “Elemental”, lançado este ano nos cinemas, pode não ter tido uma receção inicial da crítica tão forte como é costume, mas parece estar agora a completar o ciclo, com a chegada às plataformas digitais.
O filme leva-te ao mundo fictício da Cidade Elemento, onde os elementos – fogo, água, terra e ar – vivem juntos. Nesta que é já a 27.ª produção da Pixar acompanhas, sobretudo, a jovem Chispa, uma rapariga perspicaz e impetuosa, cuja amizade com Nilo, um rapaz divertido, sentimental e descontraído, desafia as suas crenças sobre o mundo em que vivem.
No fundo, eles são uma criatura do fogo e outra da água que se aproximam, contrariando a natureza dos elementos… o que irá acontecer?
Depois de passar pelas salas de cinema na primavera, “Elemental” estreou-se então na Disney + no início de setembro e começou logo a bater recordes: teve 26,4 milhões de visualizações nos primeiros cinco dias de streaming em todo o mundo e é já a estreia de filme mais assistida do ano na Disney+. Mas há mais: é também uma das 10 estreias de filmes mais assistidas que a plataforma já teve.
Com estes números, a produção tornou-se ainda na estreia de filme de animação mais vista desde o lançamento de “Red”, da Disney e Pixar em março de 2022, bem como a estreia de filme Disney+ mais vista de todos os tempos na América Latina, à frente de “Red”.
Por cá, se a tua família tem a plataforma, já podes espreitar a obra online, e viajar pelo imaginário dos elementos.
Texto: Patrícia Naves