Publicidade Continue a leitura a seguir

Está a chegar o Dia dos Namorados. Sabes quem foi São Valentim?

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem ama é diferente de quem é.
É a mesma pessoa sem ninguém

Alberto Caeiro

O Dia de São Valentim é comemorado a 14 de fevereiro. Também conhecido como o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day, é um dia especial para os apaixonados (namorados, casados…) comemorarem o seu amor com mimos, beijos, abraços, prendinhas, etc. Enfim, um dia dedicado ao “mood” romântico.

E porquê S. Valentim?

A história do Dia de São Valentim começa no século III d.c., quando o Imperador Cláudio II proibiu os casamentos, pois achava que os combatentes solteiros eram melhores para as batalhas. Ora, um bispo chamado Valentim resolveu desobedecer a essa ordem realizando um casamento às escondidas em Roma.

Resultado: o segredo foi descoberto e o bispo foi morto. Mas antes disso, enquanto estava preso, apaixonou-se perdidamente pela filha do guarda, que era cega. Com um milagre, Valentim curou-a. Ainda na prisão, conseguiu enviar e receber algumas cartas, e recebeu flores e bilhetes de jovens solidários com ele. Esta troca de postais e de bilhetes estendeu-se até hoje, originando os “valentines”. Antes da sua execução, no dia 14 de fevereiro de 269, diz-se que Valentim escreveu uma mensagem de despedida à sua amada, assinando como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”. Essa data ficou para a História como o Dia de S. Valentim, o mártir que defendia o amor.

Hoje, Valentim já não é considerado santo aos olhos da Igreja Católica, mas continua a ser o padroeiro dos namorados um pouco por todo o mundo e a comemoração é quase sempre ilustrada de corações e de cupidos, sendo a cor predominante o vermelho e as rosas as flores de eleição.

Para além da troca de prendas e de afetos, nesse dia, há namorados que vão jantar fora e preparam surpresas um ao outro.

Tens de ser criativo e conhecer bem a personalidade e gostos do teu/tua amado(a) para acertares em cheio e garantires um dia bem passado “in love”!

1. Um piquenique no campo, num parque ou na praia – Basta preparar uma cesta com comida e bebida, uma toalha, guardanapos ir buscar o teu/tua amado(a) e pronto!

2. Refeição especial – Consulta receitas em blogues ou livros de culinária com ingredientes apreciados por ele/ela, prepara uma refeição, arranja umas velas e já está, o clima romântico está criado! Até podes pedir ajuda a alguém lá em casa.

3. Um “valentine” – Escreve um bilhete de amor, uma mensagem, onde exprimas toda a tua paixão ou transcreve um poema de amor, acrescenta-lhe umas gotas de perfume, põe o “valentine” dentro de um envelope e esconde-o entre as coisas dele/dela (mochila, estojo, carteira, cadeira….) ou então, pede a um amigo para lho entregar num momento importante do dia. Quem não gosta de surpresas?

4. Álbum de fotografias – seleciona e imprime as melhores fotos dos dois, aquelas que representam momentos importantes para ambos e cria um álbum para lhe oferecer.

5. Lenço bordado – pede ajuda, faz um bordado num lenço e “voilà”, uma prenda inesquecível, feita com muita dedicação da tua parte!

6. Serenata – inventa uma música ou pega numa de um cantor de que ele/ela goste, ensaia bem e toca-a por baixo da janela de sua casa ou na escola (podes sempre dançar em vez de cantar, tudo vale para mostrares o teu melhor e impressionar o teu amor).

Para terminar, inspira-te com estes belos versos de um português “apaixonado”:

O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só.
Um pensamento visível faz-me andar mais depressa
E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo.
Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo.
E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar.
Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas.
Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela.
Todo eu sou qualquer força que me abandona.
Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.

(do heterónimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, in O Pastor Amoroso)

Ou então nestas duas canções apaixonadas cantadas em dueto:

 

Texto: Maria José Pimentel