Nos próximos cinco anos todos os Estados membros da União Europeia vão ser obrigados a instalar na via pública um quarto contentor para a recolha seletiva de lixo, destinado à reciclagem. No ecoponto castanho serão colocados materiais biodegradáveis, como restos de comida ou de plantas de jardim. Os resíduos orgânicos vão passar a ter uma nova vida.
Até janeiro de 2024 os novos ecopontos chegarão à tua porta, com o objetivo de aumentar a taxa de reciclagem em Portugal, reduzir o desperdício e ajudar o meio ambiente. Assim, as únicas coisas que devem ir para o contentor de lixo indiferenciado são resíduos sanitários e os dejetos dos animais de companhia.
Em Portugal, há restaurantes e indústrias que já instalaram o contentor e várias pessoas têm aderido à compostagem (reciclagem de resíduos orgânicos, misturados ou não com terra, para os transformar num produto usado como adubo natural em hortas e jardins). Os contentores tornar-se-ão acessíveis a todos os cidadãos e o lixo orgânico recolhido permitirá a produção de energia e de composto.
O ecoponto castanho juntar-se-á a quatro já familiares: o azul ou papelão, destinado a papel e cartão; o verde ou vidrão, para embalagens de vidro; o amarelo ou embalão, onde se deve colocar plástico e metal; e, por fim, o vermelho ou pilhão, designado para pilhas.
Texto: Bruna Sousa
Foto: Artur Machado/Global Imagens