O yoga pode não ser aquele desporto em que pensas imediatamente quando queres começar uma nova modalidade – mas olha que não faltam motivos para experimentar: é bom para a saúde física e também mental, ajuda a relaxar e até te pode dar ferramentas de descontração para usar em épocas mais complicadas, como os exames escolares. É também uma atividade fácil de fazer em casa – o que, entre a pandemia e o inverno, não deixa de ser uma boa sugestão.
No passado mês de outubro foi anunciado um novo livro infantil, “Água da Vida”, que é para crianças dos 3 aos 12 anos aprenderem a praticar yoga com a ajuda dos pais em casa ou dos educadores na escola. Ao mesmo tempo, dá a conhecer a natureza dos Açores num cenário ilustrado de cores e imagens relaxantes.
A autora é Raquel Gonçalves. A personagem principal é o menino Manuel que adora as montanhas, a água e os animais marinhos. À medida que passeia e vai realizando as posturas de yoga que têm representação na natureza, é presenteado com um jogo de cartas sobre curiosidades das ilhas açorianas. Estas cartas explicam as posturas de yoga que Manuel vai fazendo e associa-as à paisagem natural e aos animais do mar do arquipélago.
Numa altura em que se sabe que a prática de yoga (e até meditação) nas crianças e jovens tem grandes benefícios físicos e psicológicos, esta pode ser um incentivo para experimentar.
O livro só está disponível online, pelo que se tiveres interesse deves sempre falar com os teus pais.