Publicidade Continue a leitura a seguir

Estrelas Michelin: Os oscars da cozinha

Publicidade Continue a leitura a seguir

As estrelas Michelin são a mais prestigiada distinção atribuída a restaurantes em todo o Mundo. Em Portugal há 26 com este estatuto.

São três categorias e todos os anos distinguem os restaurantes mais conceituados a nível internacional. As estrelas Michelin são o sonho de qualquer chefe de cozinha. As de Portugal e Espanha, que são sempre anunciadas em conjunto, vão ser conhecidas na quarta-feira, dia 20, em Sevilha, Espanha.

 

Mas, afinal, como são escolhidos estes locais sagrados da gastronomia? Parece coisa de filme. Para começar, os júris atuam quase como agente secretos. São chefs experientes, ou alguém com grande formação em gastronomia, e seguem regras que têm de ser cumpridas à risca. Nunca podem dizer ao que vão, ficam obrigados a dar um nome fictício quando fazem marcações nos restaurantes aonde vão e pagam sempre as refeições.

 

Centenas de refeições por ano

 

Cada restaurante é avaliado durante um ano e não pode ser visitado pelo mesmo inspetor mais do que uma vez. São elaborados relatórios detalhados, que depois são analisados por uma equipa central responsável pela atribuição dos prémios.

Para se ter uma ideia, cada inspetor da Michelin realiza anualmente uma média de 275 almoços ou jantares em restaurantes diferentes, em qualquer parte do Mundo. São experimentados cerca de 800 espaços: aqueles que já têm o prémio, para perceber se o continuam a merecer, e outros que podem vir a justificar a entrega de uma ou mais estrelas. Cada um deles é visitado as vezes necessárias até que os testes sejam considerados conclusivos e não haja dúvidas em relação ao resultado. A decisão diz se o estabelecimento é merecedor de uma, duas ou três estrelas Michelin, do mais baixo ao mais alto estatuto.

 

Portugal na lista

 

O que valem as estrelas Michelin? Em termos monetários, segundo as regras, nada. Em termos de prestígio, diz a experiência, trazem um reconhecimento internacional que dificilmente seria conseguido de outra forma.

Portugal tem 26 restaurantes Michelin. Não há nenhum com a categoria máxima de três estrelas, mas seis têm direito a duas estrelas: Alma (Lisboa), Belcanto (Lisboa), The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Ocean (Porches), Vila Joya (Praia da Galé) e Il Gallo d’Oro (Funchal). Com uma estrela há outros 20, espalhados por regiões tão diferentes como Trás-os-Montes, Alentejo ou Minho.

Já falta pouco para sabermos se a lista terá mais (ou menos) nomes…

 

Texto: Pedro Emanuel Santos
Foto: Rui Oliveira / Global Imagens