O Media Lab do Jornal de Notícias dedicou o dia 10 de maio a educar para os media, através de exercícios práticos de jornalismo, os alunos do 7º ano do Externato Paulo VI, em Braga. Mais tarde, na manhã de dia 12, os alunos visitaram as redações do Jornal de Notícias e da Rádio TSF, no Porto, fechando com chave de ouro esta experiência lúdico-pedagógica, sustentada na metodologia “Aprender, Fazendo”, que este projeto leva a cabo desde 2010.
No primeiro dia de atividades, os mais de 50 alunos começaram por aprender a navegar no espaço noticioso de forma segura, através de uma formação teórica, ministrada pela equipa do Media Lab. Pesquisar informação, diferenciar notícias verdadeiras e falsas, entender novos conceitos e perceber como se aplicam ao contexto noticioso, foram alguns dos temas abordados durante a palestra. O termo clickbait, por exemplo, era uma das “palavras desconhecidas do jornalismo” para a aluna Matilde Rocha, de 12 anos, que disse que “voltava a repetir a experiência… achei muito interessante”.
Este momento de partilha, procedimento regular nas sessões do Media Lab, pretende estimular o espírito crítico dos alunos e prepará-los para a criação das suas próprias notícias. Neste sentido, a formação envolveu, igualmente, direções e dicas para a criação de pequenos noticiários, que seriam produzidos na segunda parte das sessões.
As turmas foram divididas em duas “redações”: uma simulou a gravação de um noticiário radiofónico e outra construiu uma autêntica equipa audiovisual, preparando um noticiário em vídeo. Cada redação trabalhou de acordo com os métodos e estilos de escrita noticiosa distintos, adaptados aos materiais, públicos e medium próprios.
Foi precisamente na escrita noticiosa que Vicente da Cunha, aluno do 7ºB, se focou no seu testemunho: “a maneira como eles [os jornalistas] escrevem é muito diferente da que nós conhecemos… achei muito menos descritiva, muito mais simples… tudo muito mais curto!”
A parte favorita de Rodrigo Rodrigues, um dos alunos da redação da rádio, foi a gravação da sua notícia, que considerou ser o aspeto “mais fácil” do exercício. “Adorei a experiência”, confessou. Já para Eduardo Costa, que fez parte da redação de vídeo, o momento da gravação foi o maior desafio, por ter de ler a sua notícia “sem gaguejar, com controlo e sem falar muito rápido”.
“É importante que os nossos alunos, mais do que meros receptores, sejam os principais construtores das suas aprendizagens, adquirindo conhecimentos e aplicando-os. Mais do que saber, valorizamos o saber fazer.” explicou Cristina Gonçalves, professora de francês e diretora de turma, descrevendo a tarde de atividades como “enriquecedora”. Maria Madalena Oliveira, aluna do 7ºA, usou a mesma palavra para falar da experiência: “Foi enriquecedora a vários níveis, desde a palestra sobre a importância de estarmos bem informados à construção de uma notícia”.
Nelson Moreira, diretor pedagógico do Externato Paulo VI, explicou que as atividades com o Media Lab JN se encaixam na “semana de projeto” da escola, um espaço dedicado à criação de trabalhos extensos e que pretendem a estimulação cívica dos alunos. Cristina Gonçalves, acrescenta que as atividades com o Media Lab foram uma forma de aliar o currículo de Cidadania e Desenvolvimento – disciplina que também leciona – com este “Projeto Curricular de Turma”, que, no caso do 7ºA e do 7ºB, incluía “a elaboração de um telejornal institucional, com base em diversos conteúdos apreendidos durante este ano letivo”.
O trabalho do Media Lab com estas turmas só terminou na manhã de quinta-feira (12), com a visita dos alunos às redações do JN e da Rádio TSF, no Porto. Em pouco mais de 2 horas, os mais de 50 visitantes (alunos e professoras) percorreram o prédio que acolhe ambas as redações, numa visita guiada que terminou com a entrega da edição diária do Jornal de Notícias aos alunos.
A manhã começou com uma conversa sobre a profissão do jornalista, os diferentes espaços e funções dentro das redações e com a apresentação de um vídeo sobre os mais de 130 anos de história do Jornal de Notícias.
Os alunos dividiram-se, depois, em quatro grupos, e percorreram as redações do jornal centenário e da Rádio TSF, questionando os monitores Media Lab sobre o trabalho e a vida dos jornalistas.
Nos estúdios da TSF, tiveram a oportunidade de ver uma redação de rádio no pico do ciclo noticioso – a apresentação do noticiário do meio dia – e perceber os vários papéis dos profissionais presentes. “Nem só de jornalistas se faz uma redação”, sublinhou o técnico de som José António Barbosa, que acompanhou os jovens na visita aos estúdios da rádio.
Maria Madalena Oliveira explicou que a visita às diferentes redações a fez compreender “todo o trabalho que há por detrás do produto final”: “Foi espetacular vermos ao vivo o trabalho dos jornalistas e de todas as pessoas que intervêm na formação de um jornal”, revelou a aluna do 7ºA. “Quando fui ao Porto aprendi que a construção de um jornal envolve muito trabalho”, acrescentou Martim Marques, também do 7ºA.
Para as professoras do Externato Paulo VI, o balanço dos dois dias de atividades é muito positivo: “O contacto com o Media Lab JN foi enriquecedor para os alunos, na medida em que consolidaram a literacia para os media, percebendo como é escrito e construído um jornal. Relembraram os procedimentos a ter-se em conta na redação de uma notícia e sentiram-se verdadeiros jornalistas!”, explicaram Carla Pereira e Flora Macedo.
Já Eliana Carvalho, professora de inglês, mencionou a importância da literacia mediática para a promoção de uma cidadania ativa: “Vivemos num tempo em que temáticas como as ‘fake news’ estão na ordem do dia, e em que o poder das redes sociais é tremendo. Como tal, é urgente formar cidadãos informados, conscientes e participativos para o futuro coletivo, desenvolvendo competências nas matérias de consumo informado e crítico dos conteúdos difundidos pelos media.”
O Media Lab tem mais de uma década de existência, educando para a literacia mediática em prol de uma cidadania plena e ativa, desde 2010. Saiba como participar no site do projeto.
Texto: José Silva Brás e Mariana Amorim
Data de publicação: 20 de maio de 2022