A “Ciência não vai de férias” e está repleta de “Aventuras lá fora”. Estas são as propostas de verão do Exploratório, o Centro de Ciência Viva de Coimbra, destinadas aos jovens dos seis aos 12 anos.
Pelo segundo ano, o Exploratório lança a experiência “Aventuras lá fora”, pensada durante e para a pandemia, com atividades ao ar livre. Construir jangadas ou canas de pesca, fazer abrigos de madeira na floresta e explorar a fauna e a flora são algumas das atividades a desenvolver. No entanto, o programa não tem planos nem horários rígidos, pois “são as crianças que decidem o que fazer e vão construindo as atividades ao longo dos dias”, explica Catarina Reis, da Direção do Exploratório.
A liberdade dada aos jovens exploradores parte de um dos objetivos do Centro de Ciência Viva de Coimbra: incentivar o espírito crítico das crianças. Catarina Reis conta que “não são dadas as soluções aos problemas, mas os mecanismos para serem os jovens a chegar a conclusões”.
Outro pilar das atividades do Exploratório e a principal mensagem que o centro pretende passar é a importância da ciência na vida de todos, fomentando, para isso, o interesse dos mais jovens, de forma descontraída e divertida, na atividade científica.
O programa “Ciência não vai de férias” está presente nas atividades do Exploratório há vários anos e conta com trabalhos em laboratório, filmes em 360 graus e a exploração do funcionamento do corpo humano. São trabalhadas áreas como a matemática, a química, o magnetismo ou a engenharia. “É um período de férias divertido, mas sempre com uma componente de aprendizagem cientifica”, garante o membro da Direção do Exploratório.
Com a primeira vaga de inscrições esgotada, Catarina Reis afirma que as propostas têm sido um sucesso maior do que o expectável. “As opiniões que recebemos, no final da experiência, são sempre bastante positivas, tanto das crianças como dos pais.”
Dada a elevada procura, abriram novas vagas. O plano “Ciência não vai de férias” tem inscrições abertas para as semanas entre 19 e 26 de julho. Já o “Aventuras lá fora” estará disponível durante todo o mês de agosto e início de setembro. Cada semana de participação tem o custo de 80 euros e a inscrição é feita através do site do Exploratório.
***
Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra
Julho – Setembro
Inscrições em http://exploratorio.pt
Texto: Sara Sofia Gonçalves