Um grupo de investigadores na Austrália acredita ter descoberto aquela que é a maior planta do planeta. Trata-se de uma erva marinha, da família das Posidonia australis, que surgem normalmente nas águas do sul deste país.
Os dados impressionantes foram divulgados pelos investigadores da Universidade da Austrália Ocidental e da Universidade Flinders: o comunicado está em inglês mas podes espreitar aqui.
Tal como se explica, os cientistas encontraram então aquela que se acredita ser a maior planta do mundo: uma erva marinha que se estende por 180 quilómetros e se estima que tenha pelo menos 4500 anos.
Foi descoberta nas águas de uma área protegida e Património Mundial, situada em Shark Bay. Segundo uma das investigadoras, a equipa foi recolhendo milhares de amostras para comparar marcadores genéticos, esperando confirmar vários… Mas encontraram apenas um, concluindo que toda a extensão correspondia a apenas uma planta – expandida pelos tais 180 quilómetros! A alga parece ainda ser muito resistente e é habitat para dezenas de espécies marinhas.