“Fora da Lei”: Os debates do parlamento agora em BD

“Fora da Lei”: Os debates do parlamento agora em BD

Nos 200 anos de história do parlamento em Portugal houve debates muito intensos, que foram verdadeiros duelos de palavras – e alguns até resultaram em duelos físicos.

Para retrarar estes momentos históricos e alguns bem divertidos a Assembleia da República decidiu lançar uma banda desenhada que está disponível no site e redes sociais do Parlamento, como Facebook e Instagram.

Chama-se “Fora da Lei” e retrata a dinâmica das intervenções parlamentares desde o início do Parlamento até ao século XXI.

O primeiro debate “Fora da Lei” ocorre na sessão de 19 de agosto de 1842, quando Costa Cabral, ministro do Reino, apresenta uma proposta para “felicitar a Rainha D. Maria II pelo nascimento do seu filho, o Infante D. João”, que ia ser votada sem discussão, mas os deputados José Estêvão e Almeida Garrett protestaram e queixaram-se de “não lhes ser dada a palavra”.

José Estêvão levantou-se da sua cadeira em protesto por não poder falar, ouviu dois avisos do presidente da Assembleia e disse que à terceira advertência seria posto fora do hemiciclo.

“Assim será, mas hei de ir amarrado…”, respondeu o deputado, há 179 anos.

 

Outros episódios da história parlamentar estão já em preparação, com outras personalidades políticas desde os tempos da I República à democracia.

 

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves