Gonçalo Palmeira, aos 16 anos, já é o mais jovem copiloto português, estando este fim de semana no Rally de Santo Tirso a coadjuvar o piloto bracarense Luís Ferrete após há duas semanas se ter estreado, no Rally do Alto Tâmega!
Gonçalo disse ao TAG“estar a gostar muito desta experiência, eu adoro automóveis e correr em ralis”, explicando que “a seu tempo irei começar como piloto principal, porque o meu objetivo é não só participar em provas portuguesas, como ainda competir no estrangeiro”.
Natural de Braga e residente em Vila Verde, Gonçalo vai fazer 17 anos a 30 de julho, mas o mundo das competições automobilísticas não é novo para si, pois desde criança passou a acompanhar o pai, Afonso Palmeira, comissário nas provas oficiais.
O Gonçalo, cujo entusiasmo pelo automobilismo o levou a seguir um curso de técnico de mecatrónica automóvel, sendo aluno da Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde. Fez o curso Ibérico de Copilotos, que se realizou em Vieira do Minho, e foi aí, confessou ao TAG, que percebeu que era a sua hora de arriscar!
A partir daí fez-se logo à estrada, através de convites que tem recebido para participar em provas oficiais da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), como o Campeonato Norte de Ralis, e no Rally de Santo Tirso, onde vai competir este fim de semana.
Joaquim Gomes