Gostas da natureza, de parques e de flamingos? Quem não!? E sobre o novo mundo e todas as ferramentas de inteligência artificial, tens curiosidade? Pois a Google lançou “Dreaming with Flamingos” (Sonhando com Flamingos, em português) que reúne tudo isto: é um playground musical e uma obra de arte digital interativa com a qual podes brincar.
O espaço online foi criado por Yinka Ilori, artista, designer e contador de histórias multidisciplinar britânico-nigeriano, que se juntou à Google Arts & Culture Lab para criar este mundo onde podes brincar, navegar e aprender, enquanto desvendas enigmas. Nota prévia: é tudo em inglês, pelo que tens de ter a disciplina bem treinada!
De resto, trata-se de um parque de brincadeiras digital, inspirado num verdadeiro que existe em Barking, Londres, chamado “Flamboyance of Flamingos”.
Segundo explica o autor no blogue da Google, esta é a sua primeira obra de arte digital interativa, lançada a 31 de janeiro, e leva o utilizador a jogar como um jovem flamingo, encarregado de restaurar a canção perdida de um parque.
Neste parque 3D, criado com recurso a ferramentas de inteligência artificial, podes ajudar os flamingos mais velhos a lembrarem-se da sua sabedoria perdida — a força vital que outrora abastecia este parque musical — resolvendo enigmas dentro do jogo.
Cada enigma resolvido desvenda uma banda sonora dinâmica generativa, inspirada em instrumentos da África Ocidental. A recompensa no final de cada nível são duas obras de arte digitais exclusivas inspiradas em duas parábolas nigerianas, cocriadas com tecnologia.
A música, gerada pelo Lyria do Google DeepMind, é inspirada na herança nigeriana do artista e permite explorar mais de 400 combinações sonoras possíveis e selecionar a tua própria música que está a tocar no parque.
Também foi criado um modelo de geração de imagens de IA do Google treinado em alguns dos designs favoritos do criador, para gerar 38 obras de arte colecionáveis, no estilo ousado e colorido característicos do artista. Basicamente, tens de concluir os dois níveis para ganhar as tuas obras de arte e selecionar a tua própria banda sonora com surpresas musicais.
Para experimentar basta clicar aqui.
Texto: Patrícia Naves