És curioso? Já pensaste como se faz o dinheiro e como é que ele vem parar às nossas mãos? O Museu do Dinheiro, em Lisboa, oferece um conjunto de experiências que vai responder a essas questões e a outras que possam surgir.
O espaço é composto por várias secções, uma delas é o Centro de Educação Financeira, onde podes simular situações da vida real e definir um plano de gastos e poupanças mais eficaz. Este museu, que existe desde 2016, tem agora uma nova sala que se chama “Compreender”. O objetivo é explicar a missão e as funções do Banco de Portugal, bem como mostrar o impacto que tem na vida dos cidadãos. E as novidades não ficam por aqui. Se bem te lembras, os retratos, as coroas e os brasões sempre foram usados como símbolos no dinheiro. No passado, essa era uma das formas das figuras com poder (imperadores, reis, papas) deixarem a sua marca.
Durante o recente confinamento, o museu lançou o desafio “Se pudesses criar uma moeda como seria?”. O trabalho dos participantes está em exposição até 30 de setembro.
Em 2017, o Museu do Dinheiro foi premiado como o melhor do ano, pela Associação Portuguesa de Museologia. Desde então, o número de visitantes não pára de aumentar e só em 2019 recebeu cerca de 75 mil pessoas. Vais ser o último a chegar?
Museu do Dinheiro
De quarta-feira a domingo, 10-18 horas
Largo de S. Julião, em Lisboa – Tel. 213 213 240
Entrada livre
Texto: Carla Ferreira
Foto: Pedro Rocha/Global Imagens