Já vai na 10ª edição, o festival que nos permite conhecer e descobrir alguns dos jardins mais bonitos, históricos e icónicos de Lisboa – e alguns dos seus espaços ajardinados mais desconhecidos, os “segredos mais bem guardados”, também.
O evento voltou no passado fim de semana e, chova ou faça sol, no próximo (dias 29 e 30 de outubro) há mais Jardins Abertos, com abertura gratuita dos portões dos diversos jardins de Lisboa.
O Festival realiza-se desde 2017, sendo uma iniciativa de participação gratuita, com muitas visitas a jardins únicos da capital – bem como várias atividades de jardinagem, sustentabilidade e consciencialização ambiental.
O projeto, que começou timidamente como um percurso guiado e 80 participantes, lançou raízes e cresceu, contando mais de 200 mil participações em média a cada primavera e cada outono.
Na página oficial do evento, podes consultar toda a programação e escolher o que visitar, com destaque dado ao Palácio da Mitra (na imagem), localizado na zona oriental da cidade. Trata-se um exemplo de residência de campo dos arcebispos de Lisboa, de arquitetura setecentista, que em tempos já teve o rio Tejo à sua porta e onde existia um porto particular. É apenas um de muitos jardins que, com amigos ou em família, tens agora oportunidade de descobrir!