Até 30 de março, o hall de entrada do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, recebe um conjunto de espetáculos de marionetas que prometem encantar os mais novos com a arte dos mestres bonecreiros.
A iniciativa “Teatro de Portas Abertas”, uma parceria entre o Teatro Tivoli BBVA, Valdevinos Teatro de Marionetas e Junta de Freguesia de Santo António, traz para o coração da cidade a tradição popular do teatro de marionetas do nosso país: Teatro de Robertos. Esta arte, introduzida em Portugal no século o XVII por marionetistas italianos e franceses, faz parte do Inventário Nacional do Património Cultural de Portugal desde 2021!
Robertos é o nome dado aos tão típicos fantoches de luvas: no fundo, são atores de “palmo e meio” com uma voz de palheta e vão estar em cena todas as quintas, sextas e sábados deste mês pelas 11 horas no Teatro Tivoli BBVA. A entrada é gratuita e os lugares são limitados.
Em cada dia, há duas histórias diferentes e que fazem parte do reportório tradicional Teatro Dom Roberto: “Rosa e os Três Namorados”, “O Castelo dos Fantasmas”, “O Barbeiro Diabólico”, “A Tourada à Portuguesa”.
Para além destas peças, vão ser ainda apresentadas duas novas histórias originais com o Dom Roberto como protagonista: “O Pescador” e “O Moleiro e o Burro”.
Para reservar um lugar, as famílias e as escolas devem enviar um e-mail para teatrotivolibbva@uau.pt
Podes também espreitar um vídeo, aqui:
Texto: Patrícia Naves