Se costumas utilizar o WhatsApp, já deves ter reparado que a plataforma de mensagens teve um ano em grande, cheio de novidades e atualizações. E as melhorias não acabam, só porque 2023 chega ao fim: há coisas novas para descobrir, outras a vir em breve e o TAG conta-te tudo.
Uma das novidades, anunciadas para breve – na prática, já a ser implementada na versão beta do WhatsApp Web Beta-, é a de a atualização do teu status deixar de ser exclusiva ao telefone principal da tua conta. Quer isto dizer que passa a ser possível publicares vídeos, textos e fotos, estilo Stories, diretamente a partir do computador ou de um outro aparelho móvel.
Recorde-se que o status é uma das principais formas de compartilhar momentos do dia a dia com amigos e pessoas próximas no WhatsApp. Ele desaparece em 24 horas e pode incluir fotos, vídeos, GIFs, textos e muito mais. Assim como as chamadas e as conversas pessoais, o status do WhatsApp é protegido com a criptografia de ponta a ponta para que possas compartilhar com privacidade e segurança.
Áudios só uma vez
Mas há mais. Recentemente, para aumentar a privacidade das mensagens, e perante o uso crescente de áudios, a plataforma começou a disponibilizar uma ferramenta que permite que possas enviar uma mensagem de voz que desaparecerá depois de ser ouvida.
Tal como com as fotos e os vídeos com visualização única, as mensagens de voz com esse mesmo recurso são claramente marcadas com o ícone de número um e só podem ser reproduzidas uma vez.
Código Secreto
Outra novidade remete também para a privacidade e segurança. Depois de, no início deste ano, ter lançado as conversas trancadas para ajudar os utilizadores a protegerem as conversas, o WhatsApp criou o código secreto, para tornar as conversas mais difíceis de encontrar caso alguém tenha acesso ao teu telefone.
Com o código secreto, vais poder definir uma senha única diferente da que usas para desbloquear o telefone, pelo que as conversas trancadas terão uma camada extra de privacidade. Podes depois ocultar a pasta de conversas trancadas da tua lista de conversas, de modo que elas só possam ser descobertas digitando o código secreto na barra de pesquisa. Esta função deverá estar, nos próximos meses, disponível globalmente.
Texto: Patrícia Naves
Foto: AFP/Arquivo