Publicidade Continue a leitura a seguir

Há um mercado em Coimbra onde se trocam brinquedos

Publicidade Continue a leitura a seguir

Aqueles brinquedos com os quais já não brincas porque cresceste ou tens outros de que gostas mais já não precisam de ficar encostados a um canto a apanhar pó, sem terem ninguém que brinque com eles. Em Coimbra há um mercado dedicado à troca de brinquedos e dirigido a crianças e jovens dos 3 aos 13 anos de idade.

“Traz a tua manta, os teus livros, CD’s, DVD’s, jogos ou brinquedos e vem trocar connosco”, desafia a associação cultural Casa da Esquina, que organiza a iniciativa.

O Mercado de Trocas realiza-se a 23 de outubro, entre as 10 horas e as 13 horas, no espaço exterior da Igreja de S. José, em Coimbra. E este ano o mercado faz dez anos!

“Sentimos que os miúdos que começaram por participar neste mercado deixaram de ser miúdos, mas alguns são frequentadores de outros mercados que temos, como a Feira do Livro Dado”, explicou a dirigente da Casa da Esquina, Filipa Alves, à agência de notícias Lusa.

No total, esta é já a 29.ª edição do Mercado de Trocas e cada edição consegue “sempre ter 20 a 30 miúdos novos”.

“Quando começámos, não se falava tanto de sustentabilidade, mas a reutilização de brinquedos é muito importante, até porque muitos são usados dez minutos ou um dia por uma criança que depois farta-se deles”, disse Filipa Alves, sublinhando ainda a importância da partilha e da economia solidária.

A entrada é gratuita. Mas para trocar é preciso fazer uma inscrição antecipada e ler com atenção as indicações que estão no formulário, recomenda a Casa da Esquina.

Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves