Há uma nova savana no zoo de Lisboa

Há uma nova savana no zoo de Lisboa

O Jardim Zoológico uniu-se a uma marca de telecomunicações, a MEO, para criar uma nova e melhorada instalação para o maior mamífero da savana: o elefante.

Trata-se da “Savana MEO”, que já podes visitar. É uma instalação bem no centro do parque, que pretende homenagear o Elefante-africano-de-savana – o maior animal terrestre e que representa para muitas comunidades indígenas a força e a inteligência. A nova área dá ainda destaque a outras espécies africanas.

De acordo com o zoo de Lisboa, este Elefante-africano-de-savana é mais uma espécie em risco, ainda por cima com um agravamento recente: tem tido, desde 2008, um forte declínio da sua população, que culminou com a mudança de estatuto de conservação registada no passado mês de maio e que transitou de espécie com estatuto “Vulnerável” para “Em perigo”. A classificação, realizada pela União Internacional da Conservação da Natureza (IUCN), aponta a caça para a obtenção das suas presas e a fragmentação do seu habitat como as maiores ameaças.

O novo espaço no zoo serve assim, também, para sensibilizar os visitantes para este problema, enquanto podem conhecer e observar outros animais da savana, como as girafas, hipopótamos e nialas.

A área tem mais sombras, pontos de água e novos substratos a cobrir o solo, sendo três vezes maior do que a anterior, para maior conforto dos animais. Foram também criadas estruturas elevadas para a alimentação dos elefantes, o que pretende levá-los a exercitar os músculos da tromba, tal como fariam para chegar às folhas das árvores no habitat natural.

Podes espreitar a nova área, aqui:

Texto: Patrícia Naves
Foto:  Lionel Balteiro / Arquivo Global Imagens