Os peluches que estão doentes também têm direito a receber tratamento médico. Para isso, é só levá-los ao Hospital da Bonecada, que vai ser montado no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, até 7 de novembro. As crianças têm a oportunidade de envergar o papel de médicos, nutricionistas, dentistas, entre outros profissionais de saúde, acompanhados por estudantes dessas áreas.
O principal objetivo do Hospital da Bonecada é erradicar a “síndrome da bata branca”, ou seja, o medo das crianças de espaços ou ambientes médicos. “Sabemos de crianças que participaram no Hospital da Bonecada e os pais notaram diferença na ida seguinte ao médico”, relata a presidente do projeto, Carolina Batalha.
No circuito que compõe a atividade, os “pequenos médicos” são guiados por quatro diferentes salas: consultório médico, sala da nutrição, bloco operatório e dentista. O consultório do dentista é o que mais receio causa, mas, no final, a experiência agradável melhora a perceção do temido espaço.
O Hospital da Bonecada convida os mais pequenos a acompanhar o peluche, que irá passar por simulações de exames, procedimentos e situações que acontecem na vida real quando nos dirigimos ao médico, explica Carolina Batalha.
A iniciativa é dinamizada pela Associação de Estudantes da Nova Medical School e comemora este ano uma data redonda. “São 20 anos de um crescimento enorme”, destaca a presidente do projeto e também membro da Associação de Estudantes de Medicina. A atividade começou em 2001, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa. “Um espaço muito pequeno, apenas com estudantes de Medicina e poucas edições.” Agora, conta com outras especialidades da área da saúde, como nutrição ou fisioterapia, e diversas edições durante o ano.
As receitas conseguidas com a venda de merchandising no local do evento revertem, desta vez, a favor da Associação O Dom Maior, um centro terapêutico e de formação.
O Hospital da Bonecada tem entrada gratuita, decorre todos os dias entre as 10 e as 21 horas e tem como público-alvo as crianças entre os três e os dez anos de idade.
Hospital da Bonecada
27 outubro – 7 novembro
Centro Comercial Colombo, Lisboa
Texto: Sara Sofia Gonçalves