J.K. Rowling, a escritora inglesa que ficou conhecida em todo o mundo pela saga do feiticeiro Harry Potter, está de volta.
E regressa com um livro que é incrível, solidário e ainda tem uma, ou melhor, dezenas de participações muito especiais: de crianças de todo o mundo que ajudaram nas ilustrações.
O livro chama-se “Ickabog” e segundo a sua autora estava escrito há mais de dez anos. Era uma espécie de conto de fadas só dela, que Rowling lia aos filhos! Mas foi lançado neste 2020, primeiro em versão virtual durante o confinamento, porque a autora quis ajudar a entreter crianças e jovens de todo o mundo, naqueles meses mais complicados que passámos em casa.
Agora chega às lojas nacionais numa versão em português. E nesta edição, lançada a 18 de novembro, pela Editorial Presença, vais encontrar desenhos de 34 pequenos artistas portugueses (dos sete aos 12 anos), que foram os vencedores de um concurso online que aconteceu no verão.
A versão de cada país tem os seus 34 desenhos feitos pelos vencedores nacionais e, assim, o livro parece um pouco nosso também! Ainda por cima é solidário, com os lucros das vendas a serem destinados para projetos de ajuda a grupos afetados pela pandemia.
Quanto à história, o livro leva-te ao reino da Cornucópia, outrora o mais feliz do mundo. Tinha ouro, um rei com os melhores bigodes de sempre, padeiros e queijeiros cujas comidas faziam uma pessoa dançar de prazer ao comê-las. Até que veio o monstruoso Ickabog, que muitos pensavam ser apenas um mito. O que terá acontecido? Vais ter de ler para saber….