Mais uma campanha do Banco Alimentar, mais uma “Manhã da Criança” no Porto para promover o voluntariado.
No fim de semana de 25 de 26 de maio, realiza-se uma Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome, que vai estar nos super e hipermercados a receber doações para famílias carenciadas.
E na manhã de domingo, entre as 10 horas e as 13 horas, as portas do Banco Alimentar do Porto, em Perafita, Matosinhos, abrem-se às crianças que queiram ser voluntárias.
A “Manhã da Criança” pretende envolver os mais novos no espírito do voluntariado ajudando no trabalho de separação e acondicionamento dos bens doados que chegam ao armazém. É a terceira edição desta iniciativa, já realizada em maio e dezembro de 2023, sempre com número crescente de interessados! O limite é de cerca de 200 crianças, de forma a que todos tenham oportunidade de ajudar.
O apelo destina-se a crianças entre os 6 e os 14 anos, que devem estar acompanhadas, e tem inscrição obrigatória em www.baporto.pt. Ao entrar no site, o adulto responsável tem de fazer o seu registo como voluntário e posteriormente inscrever o menor – em seguida terá acesso às informações sobre a “Manhã da Criança”.
O Banco Alimentar apela à doação de produtos com prazo alargado de validade, como leite, conservas, azeite, óleo, arroz, açúcar, farinha, leguminosas, bolachas ou massas. As doações no distrito do Porto destinam-se a famílias apoiadas por mais de 300 instituições de solidariedade. Em maio do ano passado, foram angariadas 328 toneladas de bens alimentares nesta região. A nível nacional foram mais de 1719 toneladas de alimentos.
Texto: Sandra Alves
Foto: João Manuel Ribeiro/Arquivo Global Imagens