Já está em direção a Júpiter uma sonda europeia que tem mão de portugueses

Já está em direção a Júpiter uma sonda europeia que tem mão de portugueses

A sonda europeia Juice, que irá estudar Júpiter e três das suas maiores luas, descolou na sexta-feira (dia 14 de abril) da agência espacial europeia (ESA) em Kourou, na Guiana Francesa. Vinte e sete minutos depois  e a cerca de 1500 quilómetros de altitude, a sonda separou-se com sucesso do foguetão Ariane 5, confirmando o êxito do lançamento.

A viagem vai demorar oito anos! Juice deve chegar a Júpiter em julho de 2031, fazer 35 voos de aproximação às luas geladas (descobertas por Galileu há 400 anos) e alcançar Ganimedes em dezembro de 2034. Os primeiros dados científicos devem chegar em 2032.

“Juice é a sonda mais complexa jamais enviada para Júpiter”, disse o diretor-geral da ESA, Josef Aschbacher, na sala de controlo do centro espacial da Guiana Francesa, onde Portugal esteve representado pelo presidente da agência espacial Portugal Space, Ricardo Conde.

A missão de Juice é estudar o maior planeta do sistema solar e as luas Europa, Ganimedes e Calisto, onde os cientistas pensam que possa existir água em estado líquido, que é um elemento fundamental para a vida tal como se conhece, sob as crostas de gelo à superfície.

Esta sonda inclui componentes fabricados por empresas portuguesas e o engenheiro aeroespacial Bruno Sousa é o diretor de operações de voo. A missão contou ainda com o engenheiro de antenas Luís Rolo na testagem de duas antenas, uma sonda-radar e um radiotelescópio. Ambos trabalham na ESA.

Texto: Lusa com edição de Sandra Alves
Foto: Jody AMIET / AFP